Percursos de leitura em diferentes suportes: da leitura por prazer à leitura para adquirir conhecimento



O presente texto tem como objectivo partilhar um percurso de formação no âmbito do ensino e da aprendizagem da leitura em diferentes suportes, contemplando a transversalidade das suas funções. Por isso, reflectimos e aprofundámos aspectos pedagógicos relacionados com a leitura por prazer até à leitura para adquirir conhecimento.

Numa época em que o conhecimento é considerado a maior riqueza dos povos, é fundamental dotar os cidadãos de ferramentas que lhes possibilitem o acesso à informação de forma útil e eficaz. Com efeito, ser capaz de ler com proficiência é uma competência indispensável para aceder ao conhecimento não só académico, mas também do mundo e, por consequência, saber usá-lo para melhorar a qualidade de vida.

No caso do ensino em Portugal, os resultados comparativos da OCDE continuam a mostrar que os estudantes portugueses apenas resolvem com sucesso as tarefas básicas de leitura. Os resultados das provas nacionais e internacionais mostram que é necessário continuar a trabalhar a compreensão leitora para que os desempenhos possam ser melhores. Nesse sentido, considerámos que a oficina realizada poderia dar um contributo significativo, dotando os professores de saberes que lhes permitam contribuir para o desenvolvimento da competência literácita nos alunos que actualmente frequentam as nossas escolas. Assim, é possível ter indivíduos a ler melhor e a ler mais. Como acreditamos que este trabalho, no actual século XXI, fica ainda mais enriquecido com a participação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), delineou-se um plano de trabalho interactivo entre os dois domínios: leitura e TIC.

O principal efeito a produzir visava realmente a mudança de práticas pedagógicas, cujos procedimentos ou materiais didácticos respondessem a preocupações de natureza diversa, rentabilizando a mais-valia das TIC na planificação e execução das sequências didácticas. Para tal, as propostas de trabalho estavam orientadas para a:
(i) diversificação dos materiais e situações de leitura de forma a compreender as múltiplas funções da leitura;
(ii) criação e dinamização de contextos promotores de leitura;
(iii) implementação de percursos diversificados que promovessem o prazer de ler;
(iv) a utilização da leitura para adquirir conhecimentos;
(v) o desenvolvimento da compreensão leitora;
(vi) a utilização de técnicas de localização, selecção e organização de informação em diferentes suportes e a produção de materiais pedagógicos.

Os conteúdos da acção tiveram como ponto de partida a desconstrução do sentido da leitura, assumindo-se como ponto de chegada a utilização das TIC como contexto e como instrumento do trabalho realizado, que visava um contexto de aprendizagem em sala de aula.
Nesta fase de balanço, consideramos que o resultado do trabalho foi bastante positivo, atingindo os objectivos propostos inicialmente. Durante as actividades presenciais de formação, os assuntos que globalmente despertaram mais interesse foram os associados à utilização dos diferentes suportes informáticos, a partir dos quais se podiam explorar os diferentes suportes de leitura. Como resultado, os formandos mostraram muito interesse em utilizá-los com os seus alunos e foram aplicando, mesmo no decorrer da formação, essas ferramentas com as suas turmas.

O grupo de formação era oriundo de vários agrupamentos de Lisboa, sendo constituído por professores dos grupos 110, 200, 210 e 220, nomeadamente de 1º e 2º CEB, com experiência variada no desenvolvimento de projectos educativos. Os formandos apresentavam uma grande curiosidade no que dizia respeito à utilização das TIC ao serviço da aprendizagem da leitura, o que se reflectiu no grande investimento que foram fazendo, ao longo das sessões presenciais e não presenciais, na exploração e utilização das diferentes ferramentas. A diversidade de experiências entre os participantes foi utilizada durante as sessões presenciais para o enriquecimento das actividades, promovendo trocas entre os elementos do grupo de formação e contribuindo para estreitar os laços interpessoais de colaboração. Globalmente, o grupo de formandos caracterizava-se por um grande interesse na aprendizagem na área da utilização das TIC ao serviço da promoção da leitura, tendo revelado interesse em continuar a desenvolver actividades apoiadas no âmbito de outras acções semelhantes.

O nível de participação individual revelou-se muito elevado na maioria dos formandos, devido a factores como as suas características pessoais, às estratégias pedagógicas utilizadas e ao bom ambiente humano que depressa se estabeleceu na classe de formação.
As metodologias e técnicas pedagógicas utilizadas foram mistas, envolvendo, por parte dos formadores, exposições orais práticas, assim como discussões orientadas e debates em grande grupo, integrando experiências significativas por parte dos formandos e realização de actividades práticas guiadas.


Carolina Gonçalves - Professora da Escola Superior de Educação de Lisboa


João Carlos Sousa- Professor destacado no Centro Ciência Viva-Sintra